quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alimentação X Calorias


Hoje vou falar um pouco sobre minha alimentação, porque para uma reeducação alimentar surtir efeito é necessário a pratica de exercícios  e vice e versa mas até agora só falei de exercícios.
Logo no primeiro dia do ano a promessa de uma mudança seguido do corte do refrigerante, doces e guloseimas em geral, além de ir ao mercado comprar alguns itens indispensáveis como: Leite desnatado, frutas, legumes, verduras e frango.
Ainda não consegui passar com nutricionista, mas como ainda tenho as dietas prescrita anteriormente estou me baseando por ela.
Durante a semana eu acredito ser fácil seguir a risca, mas o meu fim de semana sempre foi torturante. A começar pela sexta feira, mas como essa foi a primeira me sai bem. Normalmente não gosto de fazer a janta esses três dias então nossa alimentação era à base de refrigerante, pizza, cachorro quente ou lanches. A outra opção era jantar ou almoço na casa das nossas mães ou mesmo um café da tarde bem servido. Sou de família mineira e minha mãe adora cozinhar. Todas os dias na casa dela tem um big café com: bolos, tortas e muito mais, sentamos a mesa com a família e ficamos lá conversando e comendo durante horas, è um momento muito agradável, mas depois a consciência pesa.
Nesse meu primeiro fim de semana no sábado convidei meu marido e minha filha para fazermos um lanche mais saudável, ele não gosta muito da ideia, mas não se impôs. Então e minha filha fizemos um

 lanche mais light :

2 fatias pão Frances
1 fatia de mussarela
1 fatia de presunto
Cenoura ralada
Tomate
Alface
De molho colocamos um pouco de requeijão, maionese para não deixar o pão seco e ketchup.
Para acompanhar foi suco de limão (lembrando que o meu marido estava junto bebendo coca-cola e comendo muito mais)

Entendo que poderia ter feito melhor minhas escolhas, mas só o fato de não pedir pizza, ou outro lanche já me sinto melhor. Se eu fosse montar o lanche hoje eu retiraria os molhos, trocaria a mussarela por queijo minas e o presunto por peito de peru, para ficar mais saudável.
Então no domingo tive que resistir a uma pizza na casa minha mãe, todos estavam comendo e aquele cheiro me chamava, mas eu me mantive forte resisti com orgulho.

Segue meu cardápio (ainda estou me adaptando com horários e tudo mais)

08:00 Café da Manhã (146 calorias)
½ mamão pequeno
1 xícara de leite desnatado puro
2 fatias de pão de forma
 1 colher de sobremesa divido nos dois

10:45 Lanche da Manhã (80 calorias)
1 fruta

12:00 Almoço ( 410 calorias)
2 colheres de sopa de arroz
2 colheres de sopa de feijão
1 filé de frango feito na frigideira sem óleo
Salada de Alface com tomate
Legumes cozido

15:00 Lanche da tarde (120 calorias)
Banana com aveia
Ou ainda um pote de iogurte

18:00 Jantar o mesmo do almoço (410 calorias)

21:00 Ceia (80 calorias)
1 fruta

Total: 1246 calorias



O que são CALORIAS?

"A quantidade de alimentos que cada pessoa necessita para desempenhar seu trabalho, prover o funcionamento de seus diversos órgãos e manter a temperatura adequada ao organismo, pode ser calculada com bastante exatidão, graças a pacientes estudos de diversos cientistas.

Um alimento qualquer, ao ser utilizado pelo organismo, produz praticamente a mesma quantidade de calor que se poderia obter se ele fosse queimado; este calor é medido por um aparelho especial, o calorímetro.

O calor produzido pelo organismo é medido em unidades chamadas calorias. As calorias são divididas em grandes calorias e pequenas calorias. Pequena caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a um grau centígrado a temperatura de um grama de água; grande caloria é uma unidade mil vezes maior, ou seja, a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um quilo de água a um grau centígrado. Em nutrição, caloria é a designação de grande caloria; assim, quando você encontrar a palavra caloria, deverá subentender esta última. Comprovou-se que um grama de gordura, ao ser utilizado pelo organismo, produz 9,3 calorias e que os hidratos de carbono e as proteínas produzem 4,1 calorias por grama. Na prática, são aceitos como valores de referência: 9 calorias para as gorduras e 4 calorias para as proteínas ou hidratos de carbono.

RESUMINDO, Calorias são as quantidades de energia que cada alimento possui, e que será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios, etc.
Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades, assim como cada organismo necessita de quantidades diferentes de calorias.
Os alimentos gordurosos, por exemplo, carnes gordas e lacticínios, são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas, metabolizadas, e são fontes de energia muito boas. 

Não são as calorias que engordam e sim o resultado do quanto se ingere x o quanto que se gasta!"

Por: Nutricionista Flavia Costa , fonte:http://www.facebook.com/photo.php?fbid=545795252097643&set=a.378432002167303.102830.376487552361748&type=1&theater

Então é isso amanha é dia de pesagem, não vejo  a hora ver os resultados.
bjks

Um comentário:

  1. Olá eu estou com problemas em horários ,ando a dormir tarde e acordar tarde :( ,obrigada a visitinha bjs

    ResponderExcluir

Meta

Passaram por aqui