Casos de Sucesso


Olá,
Você esta sendo convidado (a) a participar do quadro Casos de Sucesso do blog, acredito que mostrar casos de pessoas que conseguiram alcançar seu objetivo seja uma importante ferramenta para estimular as leitoras e eu também.
Caso queira participar envie 3 Fotos (1 de rosto e 2 de corpo inteiro uma antes e outra após a sua mudança) para o email: tamiris_88@hotmail.com
Será postado toda sexta-feira, conto com você para encher esse quadro com boas historias.

Caso 1 Leila -41 kg (12 meses)


Bom dia meninos e meninas...
Hoje vim contar para vocês um caso de sucesso que particularmente é muito especial para mim. É o caso de uma amiga que me viu nascer que sempre me serviu como exemplo em tudo que eu faço, tipo da irmã mais velha sabe? (tenho varias)
Ela é uma menina muito carinhosa, estudiosa, detalhista, adora dançar, micareteira , dar boas risadas, moça de família, sempre foi gordinha linda e muito bem resolvida. Esse ano de 2012 ela se transformou em menina/Mulher... Deu um baile em todos que achavam que iria ser obesa para sempre, enfrentou todos os seus limites, mudou radicalmente seus hábitos alimentares e de vida também, hoje vocês estão vendo fotos e podem acreditar nessa mudança, mas só quem a conhece sabe o quanto isso foi importante para sua formação e para si mesma.

Vamos às perguntas?

Perguntas para o quadro Caso de Sucesso


1.       Nome, idade, profissão?
Leila Cristina Bonfietti Lima, 28 anos, jornalista,41 kg eliminados em um ano.


2.       O que levou você tomar a decisão de mudança? Quando?
Várias coisas. Apesar de ser uma criança grande (alta), nunca estive acima do peso na infância. Comecei a engordar com 10 anos, quando passei pela primeira nutricionista. Nessa época não cheguei a emagrecer, mas aprendi a comer um pouquinho de verdura (antes eu comia zero).
Com 17 anos decidi emagrecer novamente (para ir para Porto Seguro no terceiro colegial), então, passei por um endocrinologista. Emagreci 13 quilos super rápido, mas, como não segui as orientações do profissional, passei fome, não incorporei a atividade física em minha rotina e engordei o triplo ou mais depois que voltei da viagem.
Com 21 anos fui à outra nutricionista: nenhum quilo perdido e muitos ganhos.
Com 24 anos comecei a tomar remédio para hipertensão.
Com 27 anos, depois de ouvir muitas “broncas” de médicos, dos meus pais e do meu namorado decidi mudar, mas dessa vez sem passar fome e incorporando a atividade física em minha rotina.
Então, minha mudança aconteceu no dia 12/1/2012 e, no meio do ano, com alguns quilos a menos, parei de tomar o remédio para hipertensão.

3.       Qual foi a sua primeira atitude?
Minha primeira atitude foi pensar em uma mudança gradativa e para o resto da vida. Por isso, não cortei tudo o que eu comia logo de cara e nem me matei na academia.  Já tinha feito isso antes e sabia que não era o caminho certo para um emagrecimento saudável. Então, coloquei na cabeça que a partir daquele momento teria hábitos mais saudáveis e fui mudando aos poucos.

4.       Descreva algumas dificuldades?
Não acredito que as maiores dificuldades tenham sido em relação à alimentação. Isso porque eu não me privo de comer o que tenho vontade durante uma festa, por exemplo, apenas como em menor quantidade. Portanto, em nenhum momento passei fome ou vontade de comer.
Acredito que as principais dificuldades tenham sido com relação à atividade física no começo do processo. Tive uma infância agitada, mas na adolescência a preguiça me consumiu e virei a pessoa mais sedentária do mundo. Tudo o que eu fazia me deixava cansada. Então, as primeiras aulas de jump e de spinning e os primeiros metros corridos quase me fizeram desistir. Não tinha nenhum fôlego, parava a todo o momento para respirar e tomar água e morria de vergonha das pessoas que faziam os exercícios tranquilamente.
Mas, insistindo bastante as coisas foram melhorando. Quando completei 1 km corrido direto quase chorei de emoção, porque nunca (nunca mesmo) me imaginei correndo.

5.       Quais os benefícios alcançados?
Não tomo mais remédio para hipertensão e minha pressão está normalmente boa. Essa é a minha maior alegria, pois achei que tomaria essa medicação para o resto da vida.
Além disso, todos os exames clínicos, que antes eram super altos, estão normais.
Ter disposição também é muito bom, além, é claro, de poder compor looks com shorts ou minissaia sem tanta encanação e olhar no espelho e me sentir bem com o que vejo.

6.       Qual a fórmula para conseguir o seu emagrecimento?
Difícil essa hein? Haha. Não acredito que haja uma fórmula. O que deu certo para mim foi, como disse na questão 3, pensar na mudança como um processo gradativo e para o resto da vida.
No começo, não fiz muitos planos e não tinha grandes expectativas. Queria apenas mudar de vida e ter hábitos saudáveis, assim, a perda de peso seria consequência. E pensar assim foi muito bom para mim.
Em nenhum momento pensei que iria eliminar mais de 40 quilos, na verdade, se fosse parar para pensar, sabia que precisava, mas não coloquei isso como meta para não correr o risco de me frustrar mais uma vez.
Então, fui mudando meus hábitos e, consequentemente, perdendo peso e comemorando cada quilinho eliminado.

7.       Cardápio:
Como disse, meu processo foi/é gradual. Portanto, há um ano, quando comecei a reeducação alimentar, comia mais do que como hoje. Fui diminuindo a quantidade com o passar do tempo e conforme meu organismo foi se acostumando com a quantidade de alimento ingerida. Mas, vou colocar o meu cardápio atual:

6h45: Um copo de água e quatro ameixas secas
7h30: Um iogurte zero
9h30: Uma caneca de chá com adoçante e um pacotinho individual de torrada (magic toasted da Marilan) ou bolacha (club social integral).
11h30: Uma fruta
13h: Um pratão de salada, duas colheres de arroz e um pedaço pequeno de carne (frango, bife ou peixe). Uma fruta de sobremesa.
15h30: Uma fruta
18h: Uma barrinha de cereal
20h30: Um pratão de salada e uma salada de frutas com três itens diferentes e farinha de fibras (tipo aveia).
23h: Uma caneca de chá
3,5L de água ingeridos durante o dia.
2h de exercício aeróbico por dia no mínimo 5 vezes por semana.


8.       Deixe uma mensagem para nossas leitoras.
Tenha paciência. Perder peso é legal, claro, mas ser saudável é melhor ainda. E para ser saudável é preciso mudar aos poucos.
Pratique esportes! (NUNCA me imaginei falando isso. Meu, eu era MUITO preguiçosa haha, mas a sensação depois de praticar uma atividade física é maravilhosa e a superação é incrível. Não acreditava, mas a endorfina realmente faz milagres).
Não se cobre demais! É um pouco difícil falar isso, confesso. Cobramos-nos e somos cobradas em todos os momentos. Mas desde o começo sempre tive muito claro em minha mente que iria seguir a dieta a risca durante a semana e me permitir alguns prazeres no fim de semana, afinal, isso é uma mudança para a vida toda e comemorações nos finais de semana são normais (ainda bem!).

9.       Planos para o fututo?
Os planos para o futuro são vários, mas com relação à minha mudança de vida pretendo continuar me alimentando bem e me exercitando.
Não vejo mais a minha vida sem uma atividade física. Em outubro de 2012 participei da minha primeira corrida (III Volta da Unicamp – Campinas/SP) e completei os 5 km em 28 minutos, ficando em 11º lugar na categoria feminino. Foi uma surpresa muito grande para mim. Fiquei muito emocionada.
Em novembro participei de uma corrida de 6 km e também consegui bons resultados. Agora estou treinando para os meus primeiros 10 km. Nossa! Quem diria, eu CORRENDO 10 km? Isso é um sonho inimaginável para mim. E, quem sabe um dia corro a São Silvestre?

10.   Gostaria de acrescentar mais alguma coisa?
Quando alguém me dizia (ou eu lia na internet ou em revistas de dietas): PERDI 40 QUILOS, nunca imaginava que isso poderia acontecer comigo e, principalmente, sem passar fome ou grandes traumas. E, cá estou eu, dando o meu depoimento e dizendo tudo o que todo obeso sabe que é preciso fazer para emagrecer.
Eu, assim como você, sempre soube o que era preciso para ter uma vida saudável e eliminar o excesso de peso. Mas o difícil não era eliminar esses quilos, e sim sair da inércia e da nossa zona de conforto (afinal, somos bem resolvidas com nós mesmas, somos bonitas mesmo estando acima do peso e temos amigos, namorados, maridos e familiares que nos amam do jeito que somos – e que bom!). Mas é exatamente pensando nessas pessoas queridas que devemos ter hábitos mais saudáveis.
E, por isso, acho tão importante dar o meu depoimento. Muitas pessoas duvidaram que eu eliminaria tudo isso de peso, na verdade eu mesma duvidava de mim. Mas se eu fui capaz, você também é! Boa sorte! 


- 41 kg


Chocante não é mesmo?

Quem quiser conversar e conhecer mais a Leila entre no Blog  dela: Penteadeiradecores

Lê, Leiloka você sabe que eu te amo e tenho muiiiiito para te agradecer pela amizade e consideração que tem por mim.
Parabéns pela sua determinação, garra e força de vontade. Agora você sabe onde você pode chegar, ou não , nunca sabemos do que realmente somos capaz..
Obrigada por compartilhar de uma particularidade sua com os leitores de blog, espero que muitas pessoas inspirem- se em você assim como eu e possa enfrentar essa barreira em busca da saúde.


Gostou?
Tem mais perguntas?
Deixe seu comentário.....
Bjks

9 comentários:

  1. Amei a matéria! Realmente, tudo o que a Leila Bonfietti Lima disse é a mais pura verdade!!...Isso me encorajou a recomeçar! Atualmente faço atividades aeróbias 2 vezes por semana, mas depois de ler, me deu vontade de fazer mais e mais! Obrigada Tatá e Leila por proporcionarem esse momento de reflexão! rs..

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Erika... Nosso Objetivo é esse mesmo, mostra que é possível...
    Continue por aqui..

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Que Legal Érika ... Fico feliz que tenha te encorajado.
    Depois conta para a gente como está o seu processo.
    Muito obrigada e forçaaa...
    Bjãoo ..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Leila, realmente seu depoimento incentiva a sairmos da zona de conforto! Bjokas Olívia

    ResponderExcluir
  5. Oi Olivia ...
    Muito obrigadaaa... fico feliz em saber ...
    Bjao

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuito interessante!!!!!!! amo matérias assim!!!! Parabéns, está realmente lindíssima e radiante !! =D

    ResponderExcluir
  7. nossa bem chocante mesmo estou nesse caminho tambem quero eliminar meus 34 esse ano mas com alimentação saudavel e exercicios nada de milagres... bjss e sucesso

    ResponderExcluir
  8. Olá Meninas ...
    Mto obrigada mesmo ....
    E mta força para todas nós ...
    Gde bjo ...

    ResponderExcluir

Meta

Passaram por aqui