segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A importância da atividade fisíca


Emagrecer não é só uma questão de beleza física é também uma questão de saúde. Atualmente com o aumento da longetividade da população mundial, é essencial que todos se preocupem com a sua qualidade de vida, pois de que adianta vivermos mais 10 ou 20 anos, se não for com saúde para aproveitar os benefícios da idade e da aposentadoria, com liberdade para gozar dos prazeres da vida?
Engordar e emagrecer tem uma lógica muito simples de entender, tudo aquilo que ingerimos se transforma em energia em nosso corpo, essa energia é calculada na forma de calorias. Assim se ingerimos mais calorias do que aquelas que gastamos, elas se acumulam em nosso organismo na forma de gordura localizada, e com a continuação desse processo chegamos a obesidade. Assim, do mesmo modo, quando gastamos mais calorias/energia do que aquelas que consumimos acontece o emagrecimento, ao mesmo tempo em que o equilíbrio entre o que ingerimos e o que gastamos de calorias faz com que mantenhamos nosso peso. Dessa forma podemos dizer que uma dieta, seja para emagrecimento ou mesmo para manter o peso deve ser diferenciada e adequada ao estilo de vida de cada pessoa.
A caminhada é um exercício poderoso, indicado para pessoas de todas as idades, emagrece, melhora a forma física tonificando os músculos, diminui o risco de doenças cardíacas e melhora o astral, além de não ter nenhum custo e nem contra-indicações, de forma que a caminhada chega a ser considerada uma atividade física perfeita.
Mesmo quem tem uma vida sedentária pode entrar em forma caminhando no mínimo 3 vezes por semana por meia hora. Somente isso já o livra do sedentarismo e melhora a qualidade de vida. Já paraemagrecer e colocar o corpo em forma é preciso um pouco mais de empenho, que pode ser conseguido aumentando paulatinamente a duração e a frequência das caminhadas.
Uma das grandes vantagens da caminhada é que ela pode ser adaptada a todos os perfis e objetivos, assim você pode caminhar apenas para relaxar, então 1 Km em meia hora está perfeito, você pode dobrar esses percurso se deseja ganhar condicionamento físico e se o objetivo é emagrecer além do condicionamento físico, então o ideal é no mínimo 3 quilômetros em meia hora, com percurso irregular com descidas e subidas. Para saber se a caminhada está surtindo efeito e se você está emagrecendo é simples, basta verificar o seu batimento cardíaco, ele deve chegar a 7% de sua frequência cardíaca máxima. Para chegar a esse resultado basta diminuir a sua idade de 220 e multiplicar por 70%, o resultado é o número de batimentos cardíacos por minuto que você deve alcançar para ocorrer o emagrecimento.
Fonte: http://emagrecerrapido.info/caminhada-para-emagrecer/

2 comentários:

  1. Verdade, a caminhada é perfeita. Estou caminhando e sentindo bons resultados, a gente emagrece mto mais rápido e sem ficar flácida, eu aconselho a todos!

    ResponderExcluir
  2. To precisando fazer uma AF mesmo. Excelentes dicas, gostei muito, pra mim essa da frequência cardíaca foi uma novidade, adorei aprender isso! Bjuss!!!!

    ResponderExcluir

Meta

Passaram por aqui